Se quiser entrar em contato comigo, meu e-mail é babimottin@hotmail.com



Eu respondo sempre todos comentários nos posts que foram comentados... Assim fica mais fácil. Beijão

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Nossa História - Lilian e Henrique

Meu nome é Lilian, tenho 34 anos e meu marido se chama Leonardo e tem 35 anos. Somos do Rio de Janeiro, Capital.

Nos conhecemos e começamos a namorar em 2003, em 2008 nos casamos e eu parei de tomar o anticoncepcional porque nosso maior sonho era o de sermos pais e queríamos engravidar logo. 
Após um ano, depois de muitas tentativas e diversos exames negativos veio a boa notícia. Foi uma gravidez tranquila e tivemos nosso primeiro Filho Guilherme em julho de 2010. Ele nasceu normal sem nenhum problema e hoje está com 2 anos e 5 meses. Foi a maior felicidade da nossa vida, tanto que queríamos mais filhos, e nos programávamos para uma próxima gravidez uns 3 anos depois. Mas para nossa surpresa, quando o Guilherme tinha 1 ano e 4 meses descobri que estava grávida de novo. Mais um menininho e seu nome seria Henrique. Ficamos muito felizes!!!
Minha segunda gravidez foi  toda complicada e completamente diferente da primeira. No início enjoei muito e minha pressão ficou muito baixa e eu nem conseguia sair de casa de tanto que passava mal. Com 4 meses de gestação esse mal estar passou, mas começaram as contrações muito antes da hora e fiquei o resto da gravidez de repouso. 
Com 26 semanas, durante a organização do chá de bebê do Henrique, acabei me excedendo e por isso tive muitas contrações com intervalos de dez em dez minutos ao ponto de termos que ir correndo para a emergência do Hospital Pasteur, mas felizmente não tinha dilatação e quando as contrações diminuíram fui liberada. Por causa deste episódio a minha obstetra Dra. Luciana Fraga achou melhor eu tomar uma injeção de cortisona para amadurecer o pulmão do bebê caso ele nascesse antes da hora.  
Felizmente consegui segurar a gravidez até 38 semanas quando foi feita uma cesariana. 
O Henrique nasceu muito bem com 48cm, 3.280g e apgar 10/10. Com tudo normal, começou a mamar no hospital mesmo e teve alta em dois dias. 
Sempre foi um bebê muito calminho, quase não chorava, quando ele começava a resmungar eu já o colocava no peito e ele mamava, acalmava e dormia. Ele mamava muito, praticamente de hora em hora dia e noite e isso era cansativo, mas me fazia muito feliz porque não consegui amamentar meu primeiro filho. 
Certa madrugada, com 18 dias de nascido (dia 20/08/12) o Henrique chorou muito a noite inteira, achei que era cólica dei o remédio que o pediatra  (Dr. Leonardo Costa) já havia receitado, tentava dar o peito, mas nada o acalmava e foi a noite inteira assim.  Por volta das 5:00h da manhã eu liguei para o pediatra e descobri que ele estava viajando e tinha deixado sua filha (Dra. Tatiana Costa) no seu lugar. Pelo que eu relatei pelo telefone a Dra. Tatiana também achou que fosse cólica e me passou mais um remédio, que pedi na farmácia imediatamente e dei para meu bebê. Logo depois sem melhora, o Henrique já não chorava mais, só gemia e não aceitava mais o peito. Por volta de meio-dia a minha sogra veio na minha casa e me disse que estava achando muito estranho, o pobrezinho já estava pálido e gemendo sem parar.
Liguei novamente para a Dra. Tatiana e quando eu disse que ele não mamava desde as 5h da manhã ela me pediu para levá-lo para o examinar. 
Fui com minha mãe e meu outro filho (Guilherme) que tinha 2 anos ao consultório da Pediatra, quando tiramos a fraldinha dele tinha um pouquinho de sangue na urina. A médica então suspeitou de infecção urinária e me disse que se fosse isso mesmo, o tratamento teria que ser com antibiótico intravenoso e que ele teria que ser internado devido a sua idade – 18 dias - para investigar e tratar. 
Muito atenciosa, nos encaminhou para uma emergência próxima onde uma colega dela estaria de plantão - O pronto baby, no Maracanã – RJ. Só isso já me fez ficar muito nervosa, mal sabia eu que o problema era bem maior. 
Liguei então para o meu marido, que saiu do trabalho imediatamente e foi me encontrar na emergência, enquanto isso minha mãe levou o Guilherme para casa e cuidou dele pra mim. Chegamos lá no pronto baby por volta das 13:30h e fui informada de que o Henrique teria que ser transferido para outro hospital por uma questão de plano de saúde. Quando já eram umas 16:00h ou 17:00h nos disseram que a ambulância ainda demoraria umas 4 horas para transferi-lo só que ele estava sem mamar desde as 5:00h da manhã e ainda não tinha recebido nenhum cuidado, não estava no soro, nem nada. E eu estava com ele no colo, em pé do lado de fora do hospital com medo que ele pegasse alguma doença com tantas crianças doentes na fila de espera lá dentro.
Entramos em pânico, preocupados com a possibilidade de ele desidratar e sem saber o que ele tinha na realidade, então meu marido foi pedir aos médicos que pelo menos o colocassem no soro. Meu marido deu um escândalo dentro do hospital e disse que se não o transferissem logo, iríamos colocá-lo no nosso carro e o levaríamos nós mesmos. Foi então que um médico socorrista abençoado, que tinha acabado de chegar com uma outra ambulância, nos escutou e me perguntou se eu me importava que o Henrique fosse em ambulância comum, sem incubadora. Que ele achava que seria melhor transferi-lo logo até porque seu estado estava estável, ele respirava sozinho e aguentaria bem a viajem. Foi a nossa salvação. Fomos transferidos, eu deitada na ambulância com o Henrique no colo e meu marido nos seguia de carro.
Chegamos ao hospital Pasteur umas 18:00h e eu o entreguei a uma enfermeira da UTI neonatal para os primeiros exames. Foi aí que desabei a chorar abraçada com meu marido. Ter que entregar o meu bebezinho foi como tirar um pedaço de mim. Comecei a me sentir mal e me dei conta de que ainda estava em jejum. Quando deu 22:00h tivemos que ir embora, ainda sem saber de nada, eu não queria ir, mas a equipe me tranquilizou e disseram que poderíamos ligar a noite inteira e o hospital é bem pertinho da minha casa.
Fui para casa com meu marido e por volta de 23:30h ligamos para saber se já tinha algum resultado de exame, e coloquei o telefone no viva voz para ouvirmos juntos, foi aí que a médica disse que tinha que conversar conosco sobre o diagnóstico do Henrique. Ela disse que ele tinha uma doença chamada hérnia diafragmática e que o intestino dele estava pressionando o pulmão esquerdo e seu coração estava desviado para o lado direito e que seu tratamento seria cirúrgico. 
Nos pediu para chegar bem cedo no hospital no dia seguinte que a cirurgiã da equipe estaria lá para conversar conosco. Nesse momento meu marido, que é hipertenso, se desesperou e começou a chorar compulsivamente sem saber o que fazer chamei meus sogros que conseguiram nos acalmar um pouco. E graças a Deus, meu outro filho estava na casa da minha mãe e dormiu lá essa noite.
No dia seguinte (21/08/12) fomos ao hospital e fomos recebidos pela Dra. Nicole Oliveira Mota Gianini (médica chefe da UTI neonatal do Cetrin, que na ocasião havia sido transferido para o Hospital Pasteur e hoje retornou para sua antiga unidade na Casa de Saúde Santa Lúcia em Botafogo) que foi muito atenciosa e carinhosa e nos mostrou de forma muito detalhada, inclusive com desenhos o que acontecia nos casos de bebês com HDC. 
A Dra. Nicole me tranquilizou o tempo todo e pediu para a família toda dar muito apoio a mãe, porque todos sofrem muito, mas a mãe até por uma questão de pós-parto sempre fica mais fragilizada. Depois a cirurgiã, Dra. Ana Teresa Vacchiano de Oliveira, conversou conosco e nos explicou direitinho como seria a cirurgia e nos deixou apreensivos, porém otimistas, pois surpreendentemente o Henrique estava bem, repirando sozinho e com o quadro clínico bom, apesar de tudo. 
Ela nos disse que em geral o prognóstico de pacientes com HDC é muito ruim, mas no caso do Henrique era um bom prognóstico e marcou a cirurgia para o dia seguinte pela manhã.  Como sou da área de saúde e conheço muita gente contatei várias pessoas para saber se conheciam o trabalho da Dra. Ana Tereza e todos que conseguiram alguma informação me disseram que ela era a melhor e a mais conhecida. Ficamos um pouco mais tranquilos.
Quase não dormimos, chegamos muito cedo no hospital e um pouquinho antes da cirurgia nos deixaram entrar na UTI para vê-lo, chorei muito, rezei muito e meu pequenininho foi para o centro cirúrgico. A cirurgia até que foi rápida mais ou menos uma hora e meia, mas parecia que o tempo não passava. Não dei uma palavra enquanto ele estava sendo operado, fiquei sentada abraçada com meu marido e com um tercinho na mão, rezando o tempo todo e pedindo a Deus pela vida do meu filho. 
É um sentimento de impotência e de desespero que só sabe quem já sentiu. Umas das médicas da UTI neonatal do Pasteur, Dra. Ana Clara, muito gentil foi até o centro cirúrgico pra ver se conseguia alguma informação. Quando ela voltou disse que a cirurgia tinha terminado e que tinha sido um sucesso. Nossa, parecia que tinham tirado um peso enorme das nossas costas, que alívio!
Depois da cirurgia a Dra Ana Tereza conversou conosco que o caso dele estava bem pior do que eles imaginavam, na verdade ele tinha uma falha no diafragma de 10cm lineares e o intestino delgado e o grosso tinham subido completamente e o pulmão esquerdo estava todo pressionado (colabado) e o coração desviado para o lado direito.
Agora era esperar a sua recuperação, ele conseguir respirar sozinho e voltar a mamar e evacuar para poder ter alta. A primeira vez que o fisioterapeuta Guilherme tentou extubá-lo não deu certo, ele ainda estava muito cansadinho, mas em dois dias o Henrique já estava sem o tubo, respirando sozinho e mais uns dois ou três dias começou a se alimentar com o meu leite por sonda. 
Foi um período de muitas angústias e muitas alegrias. Todos os dias eu ia embora chorando pq não podia ficar a noite com meu bebezinho e saía de casa chorando por ter que deixar o meu outro filho de dois aninhos, que também sofreu muito a nossa falta e sempre perguntava pelo irmãozinho. Durante todo esse período eu tirava o leite do peito com uma bombinha de 3 em 3 horas e bebia aproximadamente uns 6 litros de água conforme fui orientada pela Dra. Nicole para que meu leite não secasse. Tomei algumas medicações manipuladas, cápsula de alfafa, plasil, colocava ocitocina no nariz, fazia de tudo que me falavam e deu certo, graças a Deus.
Quando o Henrique foi liberado para mamar meu leite ainda estava bom pra ele, tinha diminuído um pouco, mas aos poucos foi voltando ao normal. O tempo todo que eu ficava no hospital ele ficava no meu colinho e mamando o tempo quase todo. No dia 31/08 o Henrique teve alta do hospital e podemos levá-lo pra casa! Que alegria!!!
Tivemos a sorte de duas das melhores equipes de UTI Neonatal do Rio de janeiro, a equipe do Cetrin (chefiado pela Dra. Nicole) e a equipe do Hospital Pasteur (chefiada pelo Dr. João Henrique) estarem trabalhando juntas no mesmo hospital no período em que o Henrique passou por tudo isso. Parece que essa união foi feita só para o Henrique ter o melhor atendimento possível, pois se juntaram na semana que chegamos e  se separaram logo depois que saímos. Somos eternamente gratos a todos eles que sem exceção foram excepcionais no atendimento do nosso filho.
Hoje dia 02/01/2013 nosso Henrique está com 5 meses, é muito esperto e saudável. Já fez um Raio X de rotina que deu tudo normal, ele ainda tem acompanhamento médico, mas tem uma vida completamente normal!!!! É a alegria da nossa casa.
Sou fisioterapeuta, mas nunca trabalhei com bebês e nunca tinha ouvido falar nessa doença. E desde que tudo isso começou eu não tinha tido coragem de pesquisar nada a respeito. Só ontem conheci esse blog e achei muito legal o trabalho da Débie de divulgação e informação sobre essa doença tão rara e tão grave.

Espero que a nossa história com final feliz sirva para motivar outras famílias que tenham que passar por isso também. Não é fácil, mas em alguns casos pode ter solução. Seguem agora algumas fotos...
Henrique após a cirurgia.

Henrique com o papai após a cirurgia.

Primeiro colo após sair do tubo.

Comemorando o primeiro mês do Henrique, dois dias após a alta.
Guilherme e Henrique no Ano Novo.

Henrique Hoje.
Muito Obrigada pela atenção e se alguém quiser me procurar para trocar alguma informação ou mesmo só para conversar, estou à disposição.  Meu e-mail é lilianduartte@hotmail.com

15 comentários:

  1. Começa 2013 com uma história FELIZ!!!! Adoro!!!!
    Acho que isso é um presságio Débie.Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cátia pensei a mesmissima coisa quando postei o post. Guria mas o ano passado os casos de óbito diminuiram mto... Pelo menos dos casos que tenho contato... Antes eram 6, 7 sobreviventes pra 20,25 mortos... Agora ta uns 25, 30 sobreviventes para uns 35, 40 mortos... Não sei se o blog ou o grupo tem haver com isso, mas o que eu sei é que to tri feliz!!!

      Beijaooo e que seja um ano de muitos querubins vencedores!!!!

      Excluir
  2. So quem já viveu o inferno que é estar em uma uTi neonatal, sem alento, sabe que uma história como esta é extremamente fortalecedora.
    Sejam imensamente felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Anna só quem passa sabe como é dificil... Graças a Deus os casos de óbito vem diminuindo...

      Beijao

      Excluir
  3. Débie que trabalho grandioso o que você faz. E parabéns a essas mães que aderem contando essas histórias que sempre me emocionam. Ainda quero vê-la na TV falando a respeito de HDC, por que você é a alma dessa luta.

    Beijos mil

    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, realmente nossas historias são emocionantes! E estamos em busca de espaço para falarmos de HDC na tv. Se Deus quiser conseguiremos!! Nosso grupo é uma família e é mto forte!! Quanto a eu ser a alma da luta, acho que tda mãe que se empenha na luta é mega importante, estamos sempre unidas na busca pela divulgação e qq uma de nós que conseguir esse espaço estará representando tda nossa familia! beijao

      Excluir
  4. Débie, obrigada por sempre nos trazer histórias de Guerreiros, historinhas muito emocionantes, esta foi mais uma dela. que lindo! Beijao
    OBS: tem 2 sorteios, mega no meu blog :D Bjaoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta eu que agradeço o carinho de sempre!! Bahh eu nao participo de sorteios, mas vou dar uma passadinha por lá sim!!

      beijao

      Excluir
  5. que sirva de exemplo para outras maes, deixar a criança chorar uma noite inteira ate o ponto de estar palida e morrendo...procurem os medicos antes..esse poderia ter sido mais um obito...e o pre natal? em TODO ultra som aparece essa sindrome, como nao apareceu só foram descobrir quase um mes depois? fica o alerta.
    lu gasthal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, obrigada por seu comentário, mas acho que foi um pouco infeliz em suas colocações. Se ler tdos os casos de HDC que tem no blog, verá que por ser uma hérnia tranzitória é de dificil diagnóstico. E mtos são diagnosticas após o nascimento e algumas vezes somente após o obito do bb. A da minha filha Cecília só foi descoberta com 35 semanas e eu fiz 8 ecografias no meu prénatal (nosso cirurgião disse que foi um milagre termos descoberto antes do nascimento)... A HDC não é uma sindrome e sim uma má formação. Acho que deveria se aprofundar um pouco no assunto antes de sair julgando os pais... Até pq muitos não tem plano de saúde e o sus disponibiliza pouquissimas ecografias para gestantes. Agora concordo contigo q fica o alerta, alias o blog serve para isso. Beijos

      Excluir
    2. Obrigada Débie, mas acho que essa pessoa devia se informar antes de postar qualquer coisa ou sair por aí julgando as pessoas. Chorar a noite todos os bebês choram e nunca se imagina que um bebê que até então tinha todos os exames normais vai ter uma doença como essa. Ou será que todo bebê logo que chora as mães correm pro hospital? E se essa infeliz não viu eu liguei para a pediatra as 5 da manhã e a mesma me disse que achava que era cólica. Porque caso ela não saiba cólica também faz a criança chorar a noite inteira. E o pré natal do meu filho foi maravilhoso, eu fiz todas as ultras que minha médica passou e com um excelente médico que posso indicar aqui pra qualquer uma ir, pq ele é muito bom. Mas o que essa pessoa não sabe é que a hérnia de apresentação tardia, como o próprio nome diz se apresenta depois do nascimento, ou ela achou que meu filho estava bem esse tempo todo respirando com um pulmão só. Se fosse assim o apgar dele não teria dado 10/10. Então, minha filha antes de falar qualquer coisa equivocada, se informe até para evitar ofender e magoar as pessoas que você nem conhece ou até para evitar de passar informações erradas até pq o objetivo desse blog é informar.
      Nunca imaginei que fosse ouvir uma coisa dessas!!!

      ass: Lilian

      Excluir
    3. Lilian infelizmente por ser uma patologia pouco conhecida as pessoas realmente falam sem conhecimento de causa... Facil falar e julgar estando de fora... Q mãe poderá imaginar que o choro do filho é por algo tão grave? Ainda mais ele estando tão bem... Ela foi mega infeliz no comentário msm, mas não fica chateada não amiga. Sabemos bem o que é passar por isso e sabemos como as coisas funcionam... Pra mim o comentário dela mostra bem a realidade de que a HDC precisa de mta divulgação para evitar esse tipo de pensamento infeliz! beijao

      Excluir
  6. Ola Lilian me chamo Patricia e a um ano atrás minha filha Ana Júlia nasceu com HDC , no caso dela todos os orgãos estavam herniados, foram dias dificies mas tivemos a vitoria Graças a Deus, fiquei muito feliz e emocionada com sua historia
    Felicidades a vcs!

    ResponderExcluir
  7. Minha filha ficou internada no CETRIN em Botafogo durante 80 e só tenho elogios a fazer a todos. Sem dúvidas o melhor hospital que já estivemos. Eles cuidam muito bem não só da criança, mas também dos pais. Minha filha ficou cerca de 25 dias em coma, e a única coisa que eu conseguia fazer era chorar e ouvi-los. Ligava muitas vezes, durante a madrugada, só pra saber se ela estava bem, e todos como sempre muito atenciosos. Lembro-me da minha ainda em coma, intubada, e o cabelo dela estava com um pouquinho de cola, porque acabara de fazer um eletroencefalograma. Eu só chorava e passava a mão pelo cabelo dela, na tentativa de tirar um pouquinho da cola, e técnica de enfermagem que estava cuidando dela naquela noite, chegou perto de mim e disse - calma, ela é linda até de cabelo bagunçado-. E me deu um pouco de gase molhada pra passar no cabelo dela. Parece besteira, mas fiquei muito melhor depois que tirei a colinha do cabelo dela. Amo todos no cetrin, nunca esquecerei cada um deles. Linda sua historia, espero que continue correndo bem, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline, desculpa a demora pra responder... Sua filha tv HDC? Realmente essa atenção que nos dão é que nos dá força de seguir em frente... Esse carinho jamais é eskecido...

      Beijao e obrigado pelo comentário e por dividir esse padacinho da sua vida conosco...

      Excluir

Obrigada por comentar! Fique atenta que responderei ao seu comentário no post q foi comentado. Beijãoo