Se quiser entrar em contato comigo, meu e-mail é babimottin@hotmail.com



Eu respondo sempre todos comentários nos posts que foram comentados... Assim fica mais fácil. Beijão

quinta-feira, 2 de maio de 2013

ECMO no Brasil

Olá, boa noite!!

Tempos atrás estive falando e questionando a respeito do ECMO no Brasil (para ler clique aqui).

Pois bem, no final de semana recebi um e-mail do Dr. Marcelo Park que é médico da UTIs do Hospital das Clínicas da USP de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês de São Paulo.

Ele me escreveu para colocar sua experiencia... 


O Dr. Marcelo está completando 20 anos de formado em medicina intensiva trabalhando somente com doentes criticos... Trabalha com o ecmo desde 1997. E apos a pandemia de H1N1 em 1999 formaram um grupo para iniciar suporte para pacientes adultos com indicação de ECMO.

Disse que atualmente, o SUS não reconhece a ECMO como medida de suporte rotineira, assim eles conseguem utilizar apenas em situações especiais. Mas fizeram um parecer tecnico que foi submetido ao ministério, para tornar a ECMO algo do alcance de todos.

Comentou que em relação a boate KISS, a preferencia do ministério foi por buscar ajuda externa, talvez pela experiencia bem maior.

Eles ainda estão engatinhando na padronização do ECMO aqui no Brasil, mas estao trabalhando duro para isso!

Disse ainda que atualmente há um grupo pediatrico em Campinas e no hospital que ele trabalha que estão iniciando suas atividades.

Infelizmente ainda não usaram em crianças com HDC... E que apenas a porção do grupo que trabalha com cirurugia cardiaca infantil fez uso da tecnica... Ele disse que estão tentando crescer e que para isso precisam de financiamento, que estão tentando conseguir via SUS ou patrocinio privado.

Seguem alguns anexos em PDF que ele me enviou...

Brain Death
Clinics pos tx
ECMO PLOs
First year experience
Instruções para uso da ECMO 2012
JBP
RBTI contact
Trauma RBTI
Trauma RBTI-1


Enfim é isso, no Brasil ainda estão engatinhando quanto ao uso do ECMO, mas pelo menos estão trabalhando para isso. Saber que nao estão de braços cruzados já me deixa muito feliz.


Beijão e lindo findi a tdos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Fique atenta que responderei ao seu comentário no post q foi comentado. Beijãoo